Implantodontia



Especialidade cirúrgica responsável pela instalação dos implantes osseointegrados a nível ósseo ( cilindros de titânio que substituem as raízes dos dentes ausentes ), propiciando, após o período de cicatrização, a colocação de coroas protéticas sobre eles, restituindo a estética e a função perdidas .

O implante dental é um parafuso confeccionado em titânio, que é usado há décadas em Ortopedia e caracteriza-se por não sofrer corrosão quando inserido no corpo humano e não apresentar fenômenos de rejeição imunológica, sendo o material mais estável biologicamente em implantes de qualquer natureza. Ele substitui a raiz dental, por isso é chamado de ? raiz artificial ?, sendo que é nele que se fixa a prótese dental.

O implante proporciona conforto e eficiência na mastigação e na fala de maneira muito similar aos dentes naturais, além de devolver a beleza do sorriso e a qualidade à saúde bucal.

Você pode ser considerado um candidato ideal a uma implantação caso :
- esteja faltando um ou mais elementos dentais ;
- seu crescimento maxilar esteja completo ;
- sua prótese removível não esteja confortável ou esteticamente adequada ;
- falte estabilidade e retenção em sua prótese removível ;
- sua prótese atual o deixe inseguro ;
- tenha dificuldade na mastigação ;
- necessite de auxílio nos movimentos dos tratamentos com aparelhos ortodônticos ;
- tenha sua condição de saúde geral controlada.




Os implantes dentais têm como finalidade :

- recuperar a função dos dentes e a beleza do sorriso, preenchendo espaços de dentes ausentes, condenados ou próteses removíveis e fixas, quando estas por algum motivo não agradam o paciente ;

- melhorar a qualidade da mastigação : com o implante, a sobrecarga em dentes remanescentes diminui ;

- frear a reabsorção óssea : o osso alveolar sustenta os dentes para permitir a mastigação. Quando a pessoa perde um ou mais dentes, esse osso perde a sua função e é reabsorvido pelo organismo. Ocorrendo a reabsorção, as consequências estéticas e funcionais debilitam progressivamente a mastigação e a arcada dental.

As fases que envolvem o tratamento com implantes são as seguintes :

Exames Clínicos e Diagnóstico :
Nessa fase será avaliada a sua história clínica, confeccionado o guia cirúrgico e solicitados os exames complementares ( radiografia panorâmica, tomografia computadorizada para planejamento e exames laboratoriais ).

Etapa Cirúrgica :
Nessa fase será feita a instalação cirúrgica do(s) implante(s), sendo um processo simples e individualizado a cada tipo de tratamento e paciente.

Pós-Operatório :
A recuperação pós-operatória de um implante dental é muito rápida, normalmente após o 3º. dia o paciente já consegue voltar à sua vida normal, com exceção de atividades físicas mais intensas. Durante esse período, o paciente recebe uma cobertura medicamentosa para auxiliar na sua recuperação e controle da dor local. É fundamental que o paciente siga à risca todas as orientações dadas pelo profissional.

Etapa Protética :
Essa fase pode ser realizada imediatamente após a instalação do(s) implante(s)
( nos casos de carga imediata ), de 1 a 2 meses após a etapa cirúrgica ( nos casos dos implantes importados ) ou de 4 a 6 meses após a etapa cirúrgica ( nos casos dos implantes nacionais ). Aqui realiza-se os procedimentos de moldagem do(s) implante(s) na cavidade bucal, sendo enviado ao laboratório de prótese um modelo para a confecção da(s) prótese(s) sobre o(s) implante(s), que após a prova em boca, devidos ajustes oclusais, retorna ao laboratório para acabamento e polimento. Em uma última sessão, o trabalho retorna ao consultório para posterior instalação definitiva sobre o(s) implante(s).



Em todo o processo, nossa preocupação é com o bem-estar do paciente.
Apesar dos medos geralmente associados à imagem do dentista, a Odontologia moderna dispõe de métodos muito avançados para oferecer ao paciente um tratamento de primeira qualidade e sem dor, tanto na instalação dos implantes quanto nos dias seguintes ao procedimento.

Os resultados dos implantes apresentam um índice de sucesso em torno de 95% para implantações na maxila ( arcada superior ) e em torno de 99% para implantações na mandíbula ( arcada inferior ), sendo muito previsíveis desde que sejam respeitados o planejamento e o protocolo de trabalho.


Redator: FocoSP Propaganda & Publicidade | Publicado em: 14/03/2013 | Lida 2255 vezes.

Veja mais em Implantodontia

Implantodontia

Especialidade cirúrgica responsável pela instalação dos implantes osseointegrados a nível ósseo ( cilindros de titânio que substituem as raízes dos...


Documento sem título Visite nosso parceiro
Documento sem título

Spazio Specialitá | Av. Coripheu de Azevedo Marques, 629 - Jd. Santa Terezinha | Taboão da Serra - São Paulo | Agende sua consulta: (11) 4787-5969 | (11) 9 4060-3232